O livro do mês – para saber mais acerca de saúde
Kiko era um dentinho de leite que vivia na
boca de um menino chamado Tomás.
Infelizmente, Kiko não estava contente com a
sua vida…Gostava muito de limpeza, mas não tinha tido sorte nenhuma!
Tomás, o dono da boca onde vivia o Kiko, não gostava de lavar os dentes. Por isso, sempre que podia, fugia dessa tarefa…
Apesar de a mãe e o pai mandarem o Tomás lavar os dentes todos os dias, depois das refeições e ao deitar, ele não o fazia! Fingia que lavava, mas não lavava!
Kiko rezava todas as noites para que o Tomás ganhasse juízo ou, pelo menos, para que a mãe ou o pai lhe escovassem os dentes…
Nesses dias, em que a Dona Ana ou o Sr. Manuel pegavam na escova e esfregavam os dentes do filho, Kiko sentia-se maravilhosamente!
Mas, no dia seguinte, depois de ajudar o Tomás a trincar os alimentos, lá ficava ele todo sujo, peganhento e besuntado, à espera da sua querida escova colorida…
Uma noite, depois de uma festa em que Tomás comeu 10 bombons de chocolate, para além de lambarices, Kiko ficou muito maldisposto. À volta dele, andavam as bactérias, uns bichinhos muito pequenos, que passavam o tempo a comer os restos de comida que estavam agarrados aos dentes sujos do Tomás. Nessa noite, o Tomás queixou-se bastante. Tinha uma dor no Kiko… A mãe ficou preocupada e decidiu levar o filho ao médico dentista.
O médico dentista conseguiu tratar o problema que as bactérias tinham feito no Kiko, retirando-lhe as dores. Também conseguiu convencer o Tomás a ter mais cuidado e a querer aprender a lavar os dentes, de modo a evitar a cárie.
Kiko ficou verdadeiramente feliz. A partir desse dia, tomava banho várias vezes ao dia. Só de vez em quando é que o menino se esquecia de lavar os dentes…Mas rapidamente se recordava da consulta com o médico dentista.
Tomás aprendeu uma bela lição e, acima de tudo, ajudou Kiko a ser feliz! Agora, todos os dentes da sua boca estavam orgulhosos da casa onde viviam! E Tomás sentia-se bem. Tinha um sorriso bonito e brilhante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário