Ação educativa
“Semana Concelhia da Leitura – Ler e Comunicar em Língua Portuguesa”
No contexto do desenvolvimento da ação
educativa “Semana Concelhia da Leitura – Ler e Comunicar em Língua Portuguesa”,
decorreram, na semana de 17 a 21 de março de 2014, nas escolas de Educação
Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Santa
Bárbara – Fânzeres, atividades de leitura e de compreensão de textos literários
de natureza poética, tendo sido organizada uma exposição intitulada “Os nossos
poetas”, na qual foram apresentados os trabalhos elaborados pelos alunos. De
igual modo, decorreu na Escola Básica de Bela Vista – Fânzeres, um sarau de
poesia. No decorrer da referida semana, foram promovidos nas Escolas Básicas de
Montezelo e de Alvarinha, encontros com autores literários, tendo sido
dinamizada nas Escolas Básicas de Montezelo e de Santa Bárbara, encontros com
elementos da comunidade que se disponibilizaram a dialogar com os alunos acerca
das profissões por si desempenhadas. Na Escola Básica de Santa Bárbara, foi
organizada uma pequena feira do livro. As mencionadas atividades envolveram
cerca de 600 alunos. No que se refere à atividade “Hora do Conto”, no dia 19 de
março de 2014, no turno da tarde, a Escola Básica de Bela Vista, foi visitada
por uma equipa de animadores da Biblioteca municipal de Gondomar, cujos
elementos apresentaram aos alunos do Jardim de Infância, em número de 76, a
história “Quem dá um abraço ao Martim”, e aos alunos do 1º ciclo do Ensino
Básico, do 4º ano de escolaridade, em número de 26, a história “A girafa que
comia estrelas”.
No decorrer da referida semana de 17 a 21 de
março de 2014, foi levada a efeito na Escola Básica de Santa Bárbara –
Fânzeres, a atividade “A História da Cultura Portuguesa”, integrada na ação
educativa “Semana Concelhia da leitura – Ler e Comunicar em Língua Portuguesa”.
A mencionada atividade foi planificada na intenção de motivar os alunos das
turmas participantes para o conhecimento da História da Cultura portuguesa
desde a fundação da nacionalidade até aos nossos dias, de fomentar, nos
referidos alunos, o interesse pela compreensão de textos fundamentais da
História da Literatura portuguesa, bem como de condicionar, nos alunos das
turmas envolvidas, a expressão de conhecimentos relativos aos domínios
temáticos abordados, através da resolução de atividades de caráter lúdico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário