Ação educativa:
“Projeto SOBE – Saúde Oral e Bibliotecas Escolares”
No decorrer do ano lectivo de 2012 / 2013, os
docentes responsáveis pela dinamização da Biblioteca da Escola e do Projeto de
Educação para a Saúde, procederam à elaboração de um projecto de trabalho de
aplicação, ao Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara – Fânzeres, dos
princípios fundamentais de Educação para a Saúde inerentes ao Projeto SOBE –
Saúde Oral e Bibliotecas Escolares e intitulado “À Descoberta do Corpo Humano –
Saúde Oral e Literacia”. O mencionado projecto foi aprovado pela Direção da Escola
e pelo Conselho Pedagógico do Agrupamento, bem como pela autoridade de Saúde do
concelho de Gondomar.
No decorrer do presente ano letivo de 2013 /
2014, o projecto de trabalho intitulado “À Descoberta do Corpo Humano – Saúde
Oral e Literacia”, foi integrado no contexto do processo de desenvolvimento
curricular dos alunos das turmas dos 3º e 4º anos de escolaridade do 1º ciclo,
do 6º ano de escolaridade do 2º ciclo e do 9º ano de escolaridade do 3º ciclo
do Ensino Básico.
Nas suas linhas gerais de desenvolvimento
educativo, o projecto de trabalho referido, foi definido na intenção de serem
alcançadas as metas em seguida apresentadas:
. Favorecer a aquisição de conhecimentos
relacionados com a Saúde em geral e com a Saúde oral em particular, no contexto
do desenvolvimento de atividades curriculares, definidas segundo princípios de
pedagogia ativa, orientados para a formação integral de crianças e de jovens no
domínio das Ciências da Saúde.
. Contribuir para a expressão de saberes e de
capacidades ligadas à concretização de atividades de natureza curricular,
relativas aos domínios da Alimentação e da Saúde oral, e definidas na intenção
de favorecerem o desenvolvimento de processos de motivação e de sistematização
de aptidões, no que se refere à elaboração de trabalhos de estudo e de pesquisa
autónomos.
. Orientar o desenvolvimento da ação
educativa planificada, no sentido de ser favorecida a compreensão da dinâmica
de Educação para a Saúde, como um fator fundamental na formação de crianças e
de jovens para a cidadania, assim sendo promovida a valorização de princípios
éticos ligados ao respeito pela Vida e pela Saúde.
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