Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

quinta-feira, 3 de março de 2016


Ação educativa “Ler e comunicar com a Biblioteca da escola”

Os alunos da turma 7ºE, aceitaram participar no processo de elaboração de um jornal de turma. Vamos publicar, aqui, no blogue da Biblioteca da escola, os melhores artigos que forem sendo elaborados.


A presença dos Romanos no atual território português

A presença romana no atual território português durou mais de cinco séculos. Muitas foram, como sabemos, as marcas que nos legaram.
Os Romanos dividiram a Península Ibérica em províncias. O actual território português compreendia as províncias da Lusitânia e da Tarraconense.
Os Romanos construíram núcleos urbanos e modernizaram outros já existentes. Conforme a sua grandeza, tinham um fórum, templos, teatros, basílicas e anfiteatros.
Os Romanos desenvolveram, por todo o território português, a economia local – os recursos agrícolas, a indústria e o comércio.
Ao longo do território exploraram as riquezas mineiras e cariaram indústrias como a de material de construção, metalurgia, tecidos, vidro, cerâmica, etc….
Hoje em dia, ainda podemos encontrar vestígios dos Romanos no nosso país, tais como: a ponte de Vila Formosa, a estrada romana em Alqueidão da Serra (Porto de Mós), os tanques para a salga de peixe em Tróia e muito mais. 
As imagens que são, em seguida apresentadas, referem-se às ruínas da cidade de Conímbriga, a uma estrada romana em Portugal, bem como à ponte romana de Chaves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário