Projeto “Ler mais, para compreender melhor”
Os
alunos da turma 3ºD, da Escola Básica de Montezelo, orientados pela professora
Laurinda Costa, durante o 1º período, levaram a efeito, em contexto de sala de
aula, uma ação educativa de exploração da obra “Desculpa, por acaso és uma
bruxa? da autoria de Emily Horn, que envolveu a dinamização de uma experiência
ligada às Ciências físico-químicas. A referida ação educativa, integrou-se no
desenvolvimento do Projeto “Ler mais, para compreender melhor”.
Algumas opiniões dos alunos sobre a atividade
Gonçalo:
“Na terça-feira à tarde estive a fazer experiências. Para fazer o indicador a minha professora chamada Laurinda cozeu couve roxa com água a ferver. Ela disse que se ficasse cor-de-rosa, era ácido e se ficasse verde era uma base.
Uma colega minha teve uma ideia excelente: juntar o ácido com a base e…Puf! Aquilo deu a cor do indicador, que neste caso era roxo.
Logo, ácido + base = indicador.
Este foi um dia de experiências que eu adorei!“
Leonor:
“ No dia das bruxas a minha professora decidiu fazer algumas experiências.
Para fazer essas experiências, foram precisos certos ingredientes, vinagre, farinha, fermento, limões, etc. A professora em casa cozeu couve roxa com água e ficou um líquido chamado indicador.
Depois, a professora explicou que ao misturar o indicador com outros ingredientes se der a cor verde são uma base e se der uma cor rosa são um ácido.
A seguir misturámos todos os ingredientes da experiência no caldeirão para dar uma erupção.
Quando acabámos de fazer explodir o panelão, pegámos numa garrafa de plástico com vinagre, colocámos fermento numa luva e amarrámos a garrafa à luva. Ao fazer isso a luva encheu-se (mão de bruxa).
Adorei estas experiências.”
Luana:
“ Naquele dia quando cheguei à sala vi muitos materiais e a professora disse:
- Se ficar rosa, é ácido, se ficar verde é base.
Ela fez um indicador que era feito de água e couve roxa.
A primeira experiência foi: indicador, mais líquido da louça e ficou verde, o que significa que o detergente é uma base.
A segunda experiência foi indicador mais fermento e ficou verde, o que significa que o fermento é uma base.
A terceira experiência foi indicador mais limão e ficou rosa, o que significa que é ácido.
Depois misturámos ácido mais base e ficou da cor do indicador (roxo).
A seguir fizemos uma mistura num caldeirão e ele fumegou, foi muito engraçado.
A última experiência foi a mais engraçada, porque com dois químicos fizemos uma mão mágica!”
Parabéns à professora Laurinda e aos seus alunos pelo trabalho desenvolvido!
ResponderExcluir