Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Ação educativa "Ler e comunicar com a Biblioteca da Escola"

Os alunos da turma 7ºE, continuaram a elaborar artigos de jornal relativos à História da Europa. Publicamos, em seguida, um artigo relacionado com a organização da sociedade na Idade Média. 


                                                 A sociedade europeia na Idade Média


A sociedade na Idade Média, estava organizada em três grupos sociais. O Clero, a Nobreza e o Povo. O clero encontrava-se organizado em Clero secular (bispos e padres das paróquias) e Clero regular (abades e monges, que viviam nos mosteiros). Tinham a posse de diversas propriedades e um desempenho de cargos importantes na administração dos reinos ou localmente, nas dioceses ou paróquias. Controlavam a cultura, porque os seus membros dirigiam as escolas, escreviam livros e copiavam manuscritos. A Nobreza tinha como principal ocupação a guerra. O seu exército defendia o povo e a sua região. Eram senhores de grandes propriedades e de vastos poderes. O Povo constituía a maior parte da população (camponeses, artesãos, mercadores e mendigos). Alguns, eram servos, em troca de proteção e de sustento do senhor e estavam presos à terra. Outros, eram colonos ou vilãos (homens livres que arrendavam a terra ao senhor).
As imagens em seguida apresentadas, referem-se aos três grupos fundamentais da sociedade europeia: Clero, Nobreza e Povo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário