Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

domingo, 28 de novembro de 2010

Trabalho do 4ºC da Escola EB1 da Bela Vista



O mês de Novembro, foi o mês de José Saramago,na Biblioteca escolar do nosso Agrupamento, um escritor português que faleceu a 18 de Junho de 2010.

José Saramago nasceu na aldeia Ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18.
Quando ainda não perfizera 3 anos de idade, os seus pais emigraram para Lisboa. Toda a sua vida decorreu na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas as vezes que passou na aldeia natal. Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades económicas.
No seu primeiro emprego foi serralheiro-mecânico, no entanto, depois exerceu outras profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista.
Publicou o seu primeiro livro, um romance (Terra do Pecado), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou também como crítico literário na Revista “Seara Nova”.
Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal “Diário de Lisboa” onde foi comentador político, tendo também coordenado durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira direcção da Associação Portuguesa de escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do diário de notícias. A partir de 1976 viveu exclusivamente do seu trabalho literário. Morreu a 18 de Junho de 2010.

Lemos o livro “A Maior Flor do Mundo” e vimos uma curta-metragem feita com base no livro de José Saramago Adorámos.

Fizemos um texto tendo como base o livro que lemos .
Numa aldeia vivia uma família
Família alegre e unida,
Unida como na amizade
Amizade como a da flor e da árvore
Árvore que o pai colheu
Colheu na colina
Colina onde havia um escaravelho
Escaravelho que o menino apanhou
Apanhou e colocou numa caixa
Caixa com furos, que ele levou para casa
Casa onde o pai plantou
Plantou a árvore num vaso
Vaso que à mãe foi mostrar
Mostrar também o escaravelho
Escaravelho que voou e fugiu
Fugiu para a colina
Colina onde uma flor linda encontrou
Encontrou um girassol murcho
Murcho e sem vida
Vida que lhe tentou dar com água
Água do rio que ficava longe
Longe e onde muitas vezes foi,
Foi buscar água para a flor sobreviver
Sobreviver, e que linda ficou!...
Ficou cansado e adormeceu
Adormeceu debaixo da flor
Flor que como agradecimento deixou cair
cair uma pétala que cobriu o menino
menino que deixou os pais preocupados
Preocupados, foram-no procurar
Procurar, seguindo a linda e grande flor
Flor que eles seguiram
Seguiram e encontraram
Encontraram o menino
Menino que ficou muito feliz
Feliz regressou à aldeia.

4º C
O nosso colega Tiago fez um retrato do autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário