Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Dia Nacional do Não Fumador

Dia Mundial do Não Fumador foi comemorado na Bela Vista, articulando a aprendizagem na sala, metendo PES na Horta. Nesta semana desenvolvemos o tema: “Mandar o cigarro à «fava», semear favas na horta”, sensibilizámos para os malefícios do tabaco e para a necessidade de, cada dia-a-dia ser um dia promotor da saúde.
Investigámos sobre os malefícios do tabaco, as motivações para fumar e as razões para o deixar de fazer, trocando o cinzento do cigarro pela verde fava. Vimos filmes, documentários, realizámos palestras e cartazes. Lemos e fizemos poesia, «casando» o cigarro, a cigarra e a fava.
Com a vontade de mandar o cigarro à «fava», saímos para o espaço envolvente da escola. No largo da feira, entoámos canções e slogans temáticos e foi uma limpeza de «beatas», sensibilizando, quem apareceu, para o imperativo de dizer: “Não à beata no chão! Por favor Não!” ou, “Se quer ter um mundo com cor, não fume, por favor!”.
Nesta semana do Não Fumador, para ser apreciada por toda a comunidade, demos destaque, logo à entrada da escola, a uma exposição temática que espelha a nossa preocupação, mas também o nosso trabalho para fazermos parte da solução.
E assim, na Bela Vista, todos juntos, reafirmámos a vontade de pintar o nosso ambiente com mais cor e, juntos, fomos à Horta semear o faval pois sabemos que “aqui a gaivota não come beata!”






Nenhum comentário:

Postar um comentário