Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

sexta-feira, 5 de abril de 2019


Valores de convivência no contexto de uma sociedade democrática
Carta dos Direitos e Deveres dos alunos, na Escola

No período de tempo compreendido entre 11 de março e 5 de abril de 2019, foi concretizado o Domínio de autonomia intitulado “Valores de convivência no contexto de uma sociedade democrática”, relativo à abordagem de princípios fundamentais de relacionamento no contexto da sociedade democrática, de modo a ser favorecida a compreensão da educação para os direitos humanos e para o exercício da cidadania. Neste âmbito, os alunos da turma elaboraram, na aula de Português, um documento intitulado “Carta dos Direitos e Deveres dos alunos na Escola”. A referida Carta, por decisão consensual, foi enviada para a Comissão Nacional da UNESCO.  

Exma. Sra.
Diretora Geral da UNESCO


Audrey Azoulay


Somos alunos de uma turma de 7.º ano da Escola Básica de Santa Bárbara, do concelho de Gondomar, distrito do Porto.
Escrevemos esta carta, no Dia Mundial da Poesia, porque estamos preocupados com o nosso futuro enquanto adolescentes, estudantes e geração futura deste planeta onde a poesia é necessária.
Numa atividade desenvolvida em sala de aula, estivemos todos a refletir sobre a importância dos nossos direitos na escola. Pensamos muito e consideramos que são tão importantes os direitos dos alunos como os seus deveres. Assim, vimos mostrar-lhe algumas ideias defendidas por nós sobre este nosso lugar de aprendizagem.
No nosso ponto de vista, a escola é o lugar:
o    de educação, de formação, de conhecimento;
o    onde aprendemos a tirar dúvidas com a ajuda dos nossos professores;
o    de aprendizagens, de convívio, de diálogo, de camaradagem;
o     de disciplinas e de disciplina;
o     onde aprendemos a respeitar e a ser respeitados, a ser melhores pessoas, a ser solidários, a sermos responsáveis, em suma, a sermos pessoas mais verdadeiras!
O que nós queremos, verdadeiramente, é que as escolas sejam espaços de cidadania, seguros, acolhedores e de paz. Esta paz é fundamental para o crescimento saudável de todas as crianças do planeta, para que sejam adultos mais responsáveis, e nós sabemos que essa é a vossa principal função. Assim, nós acreditamos no vosso trabalho e, num momento tão difícil para os meninos e meninas de Moçambique, reforçamos o nosso pedido, para que essas crianças não fiquem sem o direito à educação.
Da nossa parte, iremos, em dia da poesia, escrever uma mensagem de paz e esperança e colocá-la numa peça de vestuário que iremos enviar para as crianças de Moçambique. Desta forma, estamos também a exercer o nosso dever de solidariedade.
Por fim, queremos agradecer-lhe por ter lido esta carta e pedir-lhe que continuem a olhar pelos direitos de todas as crianças do mundo.
Com o maior abraço do mundo,
A turma do 7.º B



Por proposta dos serviços da Comissão Nacional da UNESCO, a Carta dos Direitos e Deveres dos alunos foi traduzida em língua francesa, uma das línguas oficiais da UNESCO. 

Madame la directrice Générale de l’UNESCO ,

Nous sommes des élèves d’une classe de 7ème année de l’École de Santa Bárbara, site à Gondomar, Porto.
Nous écrivons cette lettre, dans le cadre de la Journée Mondiale de la Poésie, car nous nous préoccupons quant à notre futur en tant qu’adolescents, étudiants et future génération de la planète où la poésie est essentielle.
Lors d’une activité en classe, nous avons réfléchi sur l’importance de nos droits à l’école et suite à cet exercice, nous considérons que les droits des élèves sont aussi importants que leurs devoirs. De cette façon, nous vous présentons quelques idées sur notre rôle en tant que jeunes apprentis.
À notre avis, l’école est un lieu:
o   d’éducation, de formation et de connaissance;
o   où l’on apprend à clarifier des doutes grâce à l’aide de nos professeurs;
o   d’apprentissage, de convivialité, de dialogue et de camaraderie;
o   de matières et de discipline;
o   où l’on apprend à respecter et à être respecté, à devenir de meilleures personnes, à être solidaires, responsables, en résumé, à être authentiques!

Ce que nous voulons vraiment, c’est que les écoles soient des espaces accueillants, de citoyenneté, de sécurité, et de paix. La paix est fondamentale à la croissance saine de tous les enfants de la planète, pour qu’elles deviennent des adultes plus responsables, or nous savons que c’est votre mission principale. Ainsi, nous croyons en votre travail, et, en ce moment si difficile pour les enfants de Mozambique, nous vous demandons de les aider à avoir le droit à l’éducation.
Pour notre part, et dans le cadre de la Journée Mondiale de la Poésie, nous allons écrire un message de paix et d’espoir et le placer sur un vêtement que nous allons envoyer aux enfants de Mozambique. Ainsi, nous pouvons aussi exercer notre devoir de solidarité.

Finalement, nous souhaitons vous remercier d’avoir pris le temps de lire notre lettre et de continuer à veiller aux droits de tous les enfants du monde.
           
Avec l’étreinte la plus forte du monde,
La classe de 7ème B




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